quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Educação não é Instrução


Antes de tudo, é preciso discernir entre INSTRUÇÃO e EDUCAÇÃO. A maioria das pessoas instruídas não é de pessoas educadas. Sem esclarecimento espiritual não há educação. Quando se analisa tudo à luz do Novo Mandamento - sem as estéreis paixões sectárias - a conclusão a que se chaga é esta: Tudo tem de ser reformulado e redefinido, para saber-se o significado exato das palavras e expressões, das coisas e fatos que afligem a Humanidade. Não é outro o sentido da Cruzada de Reeducação Geral.
Um exemplo: vieram perguntar-me se sou a favor do voto do analfabeto. Como é que não? O verdadeiro analfabetismo está nas chamadas "elites sociais". O verdadeiro analfabeto é aquele que ignora as Leis Espirituais, isto é, as Leis Divinas, Eternas, Perfeitas, Imutáveis. O que não sabe ler - pode aprender a ler; o que não sabe escrever - pode aprender a escrever. Mas o grande analfabeto é aquele que - estando formado e diplomado - não quer aprender a ler e escrever as coisas divinas e faz questão de ignorar a obra de Deus, os seus Ensinamentos e suas Revelações.
O homem que não sabe por que veio a este mundo, o homem que não sabe o que faz nesta vida, o homem que não sabe por que deixará este plano de retificações e de resgates - não saberá jamais o que fazer da sua vida e da sua própria pessoa. É uma pluma ao vento, um defunto ambulante ou uma ignorância em marcha. Diante dos fatos, estamos sendo governados por gente que se diz educada e não tem educação; gente que se diz da elite, mas deve ser elite da Lapa. Ora, a verdadeira Elite é aquela que já completou a sua evolução mental, plasmada nas Verdades Eternas do Cristo de Deus. Lamento ter de ser duro; mas a mensagem tem de ser dada a todos, até o fim dos tempos.
(Alziro Zarur)